Ferramenta ganha app exclusivo para resultados mais assertivos na avicultura

A DSM, empresa global baseada em ciência para Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, lança o Digital YolkFan™Pro, a 2ª geração do sensor de cores que mede a pigmentação da gema do ovo, e que, agora, com seu próprio aplicativo, permite o acompanhamento e análise de uma série de dados, oferecendo resultados mais precisos e objetivos para a produção aviária.

A cor da gema é um dos principais critérios utilizados pelo consumidor para julgar a qualidade dos ovos. Dependendo da localização geográfica, da cultura e da tradição, existem percepções específicas a respeito da cor, assim como a pigmentação da pele e do tarso das aves. Neste sentido, a DSM traz ao mercado o YolkFan™Pro, uma ferramenta exclusiva para clientes da companhia.

O YolkFan™Pro tem a capacidade de reunir dados de campo com maior poder estatístico no gerenciamento da pigmentação e, com isso, é possível visualizar e comparar resultados de diferentes granjas e galpões direto no aplicativo. “Para atender diferentes demandas é fundamental uma boa gestão da saúde animal, o que inclui excelentes níveis vitamínicos, nutricionais e de carotenóides, além de programas de pigmentação bem estabelecidos, e isso precisa ser prático, rápido e assertivo”, comenta José Francisco Miranda Jr, Gerente de Marketing do negócio de Nutrição e Saúde Animal da DSM na América Latina.

A partir da inserção de dados, como linha genética das aves, dieta e composição da ração, sistema de produção entre outros, o YolkFan™Pro calcula automaticamente as quantidades de Carophyll®Red e Carophyll®Yellow, carotenóides da DSM que influenciam diretamente na cor da gema ou da pele para alcançar o nível de pigmentação desejada. “Digitalizar esses dados e as análises sobre eles permite maior controle e mais precisão nos resultados, principalmente no que diz respeito à saúde das aves, já que a cor da gema também está associada a uma boa nutrição e aproveitamento eficiente dos nutrientes fornecidos”, reforça o executivo.

Os dados inseridos no aplicativo YolkFan™Pro ficam salvos no aplicativo para que o produtor possa consultá-los sempre que necessário e, inclusive, exportá-los para uma planilha em Excel. O sistema oferece ainda gráficos inteligentes que podem ser acessados via Desktop com o auxílio de qualquer navegador web, trazendo assim uma visualização mais panorâmica das informações sobre as granjas e galpões e facilidade na tomada de decisões.

Da redação com o Agrolink

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *