Sequenciado genoma das espécies do mangue

O grupo de pesquisa indiano, pertencente ao Instituto de Ciências da Vida (ILS) e ao Instituto de Ciência e Tecnologia SRM, sequenciou quase 99% do genoma de uma espécie de mangue com alta tolerância à salinidade e se alinhou com 31 cromossomos da espécie.

No primeiro sequenciamento de um genoma de uma espécie de mangue, um grupo de pesquisadores sequenciou o genoma de uma espécie altamente tolerante ao sal, Avicennia marina, encontrada em todas as formações de mangue na Índia. Avicennia marina (ou mangue cinza) é uma espécie de mangue que secreta sal e é extraordinariamente tolerante ao sal, crescendo perfeitamente em 75% da água do mar e tolera 250% da água do mar.

O estudo publicado na recente edição da Communications Biology revelou a montagem de 456,6 Mb do genoma marinho estimado de 462,7 Mb A (98,7% de cobertura do genoma) em 31 cromossomos derivados de 88 andaimes e 252 contigs. O diretor da ILS, Dr. Ajay Parida, disse que a porcentagem de genomas nas lacunas é insignificante, mostrando que se trata de uma montagem genômica de alto nível para a espécie.

“Avicennia marina está entre as raras espécies de plantas, que podem excretar 40% do sal pelas glândulas salinas das folhas, além de sua extraordinária capacidade de impedir que o sal entre nas raízes. Entender a base genética da tolerância ao sal na espécie é importante para a identificação de genes tolerantes à salinidade ”, afirmou Parida.

O estudo usando as mais recentes tecnologias de sequenciamento e montagem de genoma identificou 31.477 genes que codificam proteínas e um “salinoma” que consiste em 3.246 genes que respondem à salinidade e homólogos validados experimentalmente de 614 genes para tolerância à salinidade.

Da redação com o Agrolink