Associação de Suinocultores é formada em Cristal do Sul

Os suinocultores do município de Cristal do Sul realizaram, na semana passada, uma reunião para formação da Associação Municipal dos Suinocultores. Parte dos suinocultores participou da reunião presencialmente, na Câmara de Vereadores, e os demais, de modo virtual. Cristal do Sul conta com 48 famílias desenvolvendo a atividade da suinocultura. A capacidade estática de alojamento hoje é de 2,1 mil matrizes (UPL), 10,4 mil leitões (crechário) e 45,6 mil suínos para terminação (engorda). Além disso, mais de 15 famílias estão em processo de iniciação na atividade.

A pedido dos suinocultores, a Emater/RS-Ascar conduziu a reunião de formação da Associação. Participaram do ato o extensionista rural de Cristal do Sul, Daniel Verdi, e o coordenador regional de Sistemas de Produção Animal, Valdir Sangaletti, que falou sobre os avanços que este processo proporcionará aos suinocultores, bem como das responsabilidades dos associados em manter a associação ativa, ?para se tornar um instrumento de desenvolvimento das propriedades rurais do município?.

Na ocasião, também foram escolhidos os 12 representantes que formam a primeira diretoria da Associação. Marcia Azevedo foi eleita presidente da Associação, agora nominada Acrissul, Associação dos Criadores de Suínos de Cristal do Sul. Participaram da reunião e do ato de implantação da Associação o prefeito de Cristal do Sul, Otelmo dos Reis, o presidente da Câmara de Vereadores, Osvaldo Cardoso Pinto, e os representantes da Secretaria Municipal da Agricultura, Adelar DellaLibera e Sueli Machado.

Da redação com o Agrolink

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *