Nutrição Social e Agricultura investem em hortas interativas

Com o objetivo de promover uma alimentação mais saudável e saborosa, as áreas de Nutrição Social e de Agricultura da Prefeitura de Santa Cruz do Sul tiveram a iniciativa de incentivar a criação e o cuidado de hortas interativas em cada uma das unidades de acolhimento institucional para crianças e adolescentes e de acolhimento para pessoas em situação de rua.

O processo contou com a doação de mudas pelo Sítio Eco Flores, da proprietária Lourdes Morsch, que presenteou as unidades com 312 vasos com mudas de manjericão, manjerona, sálvia, orégano, cebolinha e sálvia abacaxi.

“Este projeto integrado favorece não somente refeições com mais sabor, como também o envolvimento de cada residente na manutenção da horta, contribuindo assim para o aumento de senso de coletividade e pertencimento, o que auxilia na construção de cidadãos ativos. O cuidado com o cultivo pode também instigar o desenvolvimento de consciência ambiental, maior significado à alimentação e um possível processo de terapia relaxante”, explica a nutricionista Milene Pufal.

Todo o apoio que os residentes puderem receber será de grande valor coletivo. São bem-vindas doações de materiais para jardinagem como mangueira e seu suporte, irrigador de gramado, esguicho para mangueira, pás, regadores e adubo, dentre outros. Contatos com o setor de Nutrição Social da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esportes no telefone (51) 3715-1895 ou com a Secretaria de Agricultura no (51) 3711-9334.

Da redação com o Agrolink

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *