Emater/RS-Ascar e Caixa firmam cooperação para Crédito Rural

A integração e a complementação de atividades de Assistência Técnica com Crédito Rural são objetivos do Acordo de Cooperação firmado na tarde de ontem (01/06) entre a Emater/RS-Ascar e a Caixa Econômica Federal, em Porto Alegre. Assinaram o Acordo de Cooperação o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, e o superintendente de Rede da Caixa Porto Alegre, Ricardo Bier Troglio.

O ato foi acompanhado online pelo vice-presidente da Caixa, Celso Leonardo de Jesus, bem como por diretores e superintendentes de Rede e Executivos de Varejo do RS. Na forma presencial estavam os diretores técnico e administrativo da Emater/RS, Alencar Rugeri e Nilo Sérgio Schwindt, em exercício, além do assistente técnico estadual em Crédito Rural, Célio Colle e do gerente técnico Jaime Ries.

Para o presidente da Emater/RS, é uma alegria celebrar este convênio entre instituições tão fortes e renomadas, disse, ao destacar que a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), que tem o crédito na essência da sua fundação, completa 66 anos nesta quarta-feira (02/06), prestando um serviço essencial para a melhoria das condições de vida e de produção no meio rural, fortalecendo o desenvolvimento sustentável do RS.

O crédito é uma política pública fundamental, assim como a tecnologia, a pesquisa e a Extensão Rural, que garantem que mais de 40% do PIB do Estado venha da agropecuária, mas o sucesso dessa parceria depende da estrutura na ponta, da Caixa ser um elemento transformador, visitando as famílias de agricultores, os chefes dos escritórios municipais, os supervisores e assistentes técnicos regionais e os gerentes da nossa Instituição, argumentou Sandri.

A supervisora e o gerente nacional de Agronegócios da Caixa, Marina Aguilera e Vinícius Furlan Silva, elogiaram a parceria estratégica e de grande relevância e representatividade no RS, até mesmo para o atendimento aos agricultores gaúchos a partir do Plano Safra?, a ser lançado ainda neste mês pelo Governo Federal.

Sander Alex Farias, superintendente de Negócios Especializados da Caixa, ressaltou que o RS possui quatro agências especializadas em Agronegócios, que objetivam fortalecer a economia rural gaúcha, localizadas nas regiões de Porto Alegre, no Norte, no Centro e na Serra. De acordo com o diretor da Rede de Varejo, Heitor Cunha, o agronegócio está em expansão na Caixa e as parcerias são fundamentais para ampliarmos os negócios.

Célio Colle, responsável pelo Crédito Rural na Emater/RS-Ascar, ressaltou que o fluxo para solicitação e encaminhamento de projetos de crédito por parte dos agricultores junto à Caixa está definido. A ideia é que já na próxima semana as informações sejam encaminhadas para nossos técnicos, iniciando a elaboração de projetos, antecipou.

Da redação com o Agrolink

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *