SP usa amendoim para melhorar terra para cana

São Paulo é o maior produtor nacional de amendoim, sendo responsável por cerca de 90% do grão no país. Nesta safra foram 153 mil hectares, alta de 3,2% e produção estimada em 562 mil toneladas, avanço de 7,2%.

No Estado, além do valor econômico, o amendoim tem outra função importante. Entra como rotação com a cultura da cana-de-açúcar. Para é importante que as cultivares de amendoim sejam deciclo compatível com a duração do período de rotação do canavial.

Aproximadamente 80% das lavouras de amendoim paulistas são plantadas nos intervalos de renovação da cana-de-açúcar. A cultura é rica em nitrogênio e, dessa forma, fornece esse e outros nutrientes ao solo, por meio da palhada, beneficiando a cultura da cana-de-açúcar.

Também é bastante resistente às pragas, como os nematoides, ajudando a diminuir significativamente a infestação nas áreas onde é plantado. O constante melhoramento genético de variedades rasteiras, que proporcionam maior produtividade das lavouras, isso tem sido um dos motivos fundamentais para o aumento da produtividade/produção do amendoim produzido no estado.

Nesta safra a cultura teve um atraso no plantio em razão das poucas chuvas que ocorreram entre agosto e início de novembro de 2020. O plantio ocorreu a partir da segunda quinzena de novembro e estendeu-se até metade de dezembro de 2020.

Da redação com o Agrolink

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *