Ponte que promete acelerar logística e reduzir custo com frete é inaugurada no Matopiba

Projetada sobre o Rio Parnaíba e considerada importante para a logística do agronegócio, a Ponte Estaiada que liga os municípios de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA) foi inaugurada ontem (20/5).

A estrutura acaba com a necessidade de usar balsa para a travessia. Além de baratear custos e trazer mais agilidade, segundo o governo, potencializa a integração da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) ao aproximá-la da ferrovia Norte-Sul.

A ponte tem 185 metros de comprimento e 16 metros de largura, incluindo os passeios. Ela fica na BR-235, recebeu investimento de R$ 30 milhões e foi concluída em menos de dois anos.

No discurso de inauguração, o presidente Jair Bolsonaro elogiou o trabalho do Ministério da Infraestrutura e destacou a importância estratégica da obra para a região.

Segundo Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura, o benefício é imenso para o Matopiba. “Ela liga essa região à Ferrovia Norte-Sul, economizando quilômetros para chegars ao Porto de Itaqui (MA)”, destacou. A expectativa é de que a estrutura ajude a reduzir em 8% o valor do frete para o transporte de grãos até o porto.

Da redação com o Globo Rural

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *