Chuvas seguem expressivas para região do café em MG e Centro-Oeste do país

As previsões indicam mais chuvas para o Sudeste e Centro-Oeste do país nas próximas 24 horas. O canal de umidade que já atuava nas duas regiões na sexta-feira (29), ainda não perdeu força e continua dando condições de chuvas sobretudo para o Mato Grosso e para as regiões produtoras de café, em Minas Gerais.

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia, há avisos de chuvas intensas para Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. “A nebolusidade está com uma convergência de umidade ainda muito acentuada na região que envolve o oeste do Amazonas, o cinturão que atinge o Centro-Oeste e também o Sudeste”, explica.

O modelo Cosmo do Inmet indica que em Minas Gerais as chuvas tendem a continuar significativa nas próximas 48 horas em todo o estado. Os mapas indicam ainda que até terça-feira (3), são esperadas chuvas de até 50 milímetros em alguns pontos. A partir do dia 4 a chuva avança para as regiões oeste, sul e norte, onde os volumes passam a ser mais significativos com até 60 mm de precipitação. Nas demais áreas são esperados volumes de até 40 milímetros.

Ainda no Sudeste deve chover de maneira expressiva em todo o estado do Rio de Janeiro – com volumes de até 60 milímetros e no Espírito Santo, mas com volumes baixos, entre 3 e 7 mm. Em São Paulo, o tempo fica estável em toda área leste do estado e nas demais regiões são esperados volumes de até 12 mm.

Já para a região Centro-Oeste os mapas indicam que os volumes mais expressivos devem ser registrados no Mato Grosso. Há condição de chuva prevista para todo o estado, com destaque para pontos da região norte e sul, onde os volumes podem alcançar 40 milímetros de precipitação. Nas demais áreas os volumes tendem a ser mais baixos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *