Vietnã visitará frigoríficos brasileiros

Uma missão veterinária realizada pelo governo do Vietnã irá vistoriar alguns frigoríficos brasileiros para uma tentativa de abertura de mercado para a carne bovina do Brasil, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo a CarneTec Brasil, três estados brasileiros serão inclusos nessa visitação, sendo eles os principais produtores.

“A missão irá visitar a cadeia produtiva de bovinos e o sistema brasileiro de defesa agropecuária nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, disse o Mapa em nota. Frigoríficos, fazendas de criação de animais e o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Pedro Leopoldo (MG), considerado referência no diagnóstico de febre aftosa, estão no roteiro da missão”, disse o portal.

Para isso, a ministra Tereza Cristina visitou o Vietnã em maio visando negociar a retomada das vendas de carne bovina brasileira ao país. Na ocasião, ela disse que esperava avanços nas relações comerciais com o país asiático, já que o governo federal está buscando ampliar o comércio com o exterior, buscando destinos diferentes para os nossos produtos.

“No Vietnã, nós conversamos sobre abertura para mercado de boi em pé, que é uma coisa que o Brasil vinha pedindo e que eles demostraram muito interesse… E além do boi em pé, eles nos colocaram que devem abrir (o mercado de) carne pro Brasil no segundo semestre”, disse a ministra.

No dia 6 de agosto, será realizada a reunião final de avaliação da auditoria, em Brasília. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), nos próximos 10 anos, a Ásia será responsável por aproximadamente 56% do aumento da demanda por carne de todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *