Cidades do leste de MS receberão blitz educativa contra queimadas no Dia Mundial do Meio Ambiente

Quatro cidades do leste de Mato Grosso do Sul, onde se concentra o maciço florestal do estado, vão ter nesta quarta-feira (5 de junho), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, blitze educativas, visando despertar os condutores de veículos sobre os cuidados para se evitar incêndios florestais.

A iniciativa é da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), de empresas associadas e de parceiros. Durante as blitze, estarão sendo entregues panfletos com informações, sendo repassadas orientações aos condutores e adesivados veículos.

As blitze serão promovidas nos postos da Polícia Rodoviária Federal em Água Clara e Casa Verde, no posto da Polícia Militar Ambiental de Três Lagoas e na entrada da cidade de Ribas do Rio Pardo.

A Reflore/MS aponta que os dados mais recentes sobre as causas de incêndios divulgados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indicam que mais 70% são de origem humana.

Por conta dessa situação, a entidade ressalta que o propósito das blitze é conscientizar os condutores de veículos e a população sobre quais medidas podem ser adotadas para se prevenir e combater incêndios.

A Reflore/MS indica que o trabalho é voltado para criar a cultura da prevenção e lembrar a população que provocar queimadas é crime ambiental. Se for intencional pode ser punido com pena de dois a quatro anos de prisão, além do pagamento de multa e se for sem intenção, pode pegar de seis meses a um ano e multa.

Da Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *