Adesivo aumenta a validade de frutas e legumes

Reduzir o desperdício de alimentos é o foco de diversas startups do mundo – e uma das soluções é simplesmente trocar os adesivos que já são normalmente utilizados por outro. A criação da food tech StixFresh, baseada em Washington, nos Estados Unidos, usa uma fórmula natural que aumenta a validade de abates, frutas cítricas, mangas e maçãs em até 14 dias.

As plantas normalmente produzem compostos orgânicos chamados metabólitos secundários, que incluem substâncias como alcaloides, gordura, açúcares e taninos, que as protegem de mudanças de temperatura, luz e umidade. A fórmula da startup cria uma espécie de segunda camada de proteção que vai sendo lentamente liberada. Além de aumentar a validade dessas frutas nas prateleiras, ela mantém a firmeza, a doçura e favorece a retenção de umidade.

“Quase todas as frutas já levam algum tipo de adesivo, então não estamos colocando nada adicional na cadeia”, diz Moody Soliman, CEO e cofundador da StixFresh, em entrevista ao site Food Dive. “É algo fácil de ser aplicado nas frutas. Procuramos produtores e distribuidores para usar os adesivos com suas marcas. Só aplicamos nossa fórmula sobre eles”, afirma Soliman.

A tecnologia foi desenvolvida pelo pesquisador malaio Zhafri Zainudin, e mostraram resultados positivos em testes com outras frutas, como pêras, e outras variedades exóticas. A StixFresh não é a única empresa a desenvolver esse tipo de solução para preservar a vida útil de alimentos. A Apeel Sciences, eleita uma das mais inovadoras do mundo pela Fast Company, oferece um revestimento natural para morangos, abacates, aspargos e frutas cítricas.

Da Redação com informações da Agevolution

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *