Festa do Reinado em Bom Despacho mantém tradição há mais de 200 anos

Desde 1808, uma vez por ano, durante cinco dias do mês de agosto, a cidade mineira de Bom Despacho muda sua rotina por causa de uma manifestação que vem do tempo dos escravos: a festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

A cidade fica no centro-oeste do estado, a 200 quilômetros de Belo Horizonte. Tem quase 50 mil moradores e vive do comércio e da agropecuária.

Hoje organizados em grupos chamados ternos ou cortes, cerca de 1,3 mil dançadores e músicos se movimentam pelas ruas cantando suas queixas, ou louvando Nossa Senhora do Rosário e agradecendo por pedidos atendidos.

Atuam pessoas com mais de 90 anos e crianças de todo o tipo, do campo e da cidade. Bom Despacho tem até uma Associação do Reinadeiros, que tem sede própria, com cozinha e instalações para até 500 pessoas. Na boca do povo, a festa tem muitos nomes. Além de Reinado e Congada, em alguns lugares é chamada de Reisado.

Programação

Nesta sexta-feira (17), às 19h será realizada a missa em honra a São Benedito, na Igreja Nossa Senhora do Rosário. No sábado (18), a missa em homenagem a Santa Efigênia será às 19h. Haverá a participação dos Reis e Rainhas da bandeira e da corte de Nossa Senhora do Rosário.

Domingo (19), às 7h, ocorrerá a santa missa Assunção de Nossa Senhora e às 9h a missa conga. Às 13h saída das imagens de Nossa Senhora Efigênia e Nossa Senhora das Mercês da Matriz de São Vicente para a Igreja do Rosário.

Às 16h terá a procissão de Nossa Senhora do Rosário saindo da Matriz do Rosário para a Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho, e às 18h, missa em Assunção à Nossa Senhora, logo após acolhimento das imagens.

Segunda-feira (20), às 14h30, será realizada a Santa Missa em homenagem à Nossa Senhora do Rosário com participação dos Reis e Rainhas das Bandeiras e às 16h será realizada a descida dos mastros e encerramento da festa na Praça do Rosário.

Por G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *