China é principal destino das exportações de Mato Grosso

Principal compradora da soja mato-grossense, a China também é o principal destino para as exportações de quase metade dos estados do Brasil, de acordo com levantamento recente do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). O balanço considera o ano de 2017 e aponta que Mato Grosso é responsável por 46% das exportações do grão. O milho figura como o segundo produto da lista, com 19% das vendas.

De acordo com Mdic, o Estado é o sexto colocado no ranking de exportações com U$ 14.728 milhões. O número corresponde a um acréscimo de 16, 99% em comparação ao último ano. Com relação as importações o montante é de 1.404,55, com alta de 18,45% em relação a 2016.

O mapa elaborado pelo Ministério mostra de forma clara o principal importador de cada uma das unidades da Federação. Assim, foi constado que a China, principal parceira comercial do Brasil, compra principalmente soja (43% do valor), minério de ferro e concentrados (22%) e óleos brutos de petróleo (15%).Ela é a principal importadora de 12 estados, incluindo Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e a maior parte do centro do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *