Movimentação de carga de grãos crescerá pela região norte

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) avalia que o escoamento da safra de grãos destinada ao mercado externo acontecerá cada vez mais pela região norte do país, chegando a 40% do total, até lá. “É uma realidade que aos poucos está acontecendo. Cada vez que se manda uma mercadoria pelo Norte, são aliviados os portos do Sul e a vida dos produtores de lá”, disse o ministro.

As mudanças no sistema portuário já vêm acontecendo, disse Maggi, lembrando que, há pouco tempo, os telejornais mostravam filas de caminhões que se estendiam, por exemplo, de Curitiba até o porto de Paranaguá e de São Paulo até o porto de Santos. “Não existe mais nada disso. Hoje, as exportações são agendadas, o caminhão tem uma senha, chega no tempo, no dia e na hora certa, descarrega e vai embora. Precisamos avançar muito, mas já caminhamos bastante”, afirmou.

Blairo Maggi participou, nesta sexta-feira (15) do Seminário Brasil Central, no Jornal O Globo, no Rio de Janeiro, onde falou sobre a Força do Agronegócio na Transformação do Brasil. Maggi destacou a importância da produção de alimentos para atender a demanda de 3 bilhões de pessoas que deverão estar na classe média no mundo até 2030.

Com informações do portal do Mapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *