Confira 4 dicas de aplicação de fungicidas

No cenário atual de controle de doenças nas lavouras com sustentabilidade, a adoção do uso de fungicidas multissítio têm ajudado a garantir eficiência ao manejo de resistência na soja e no milho. “Os multissítios são moléculas fungicidas que agem em diversos pontos do metabolismo do fungo simultaneamente, diferente dos triazois, estrobilurinas e carboxamidas, que são ferramentas muito importantes no controle da ferrugem, mas hoje necessitam que estejam associadas de um fungicida multissítio”, explica Sergio Decaro, agrônomo de Tecnologia de Aplicação da UPL.

O especialista destaca que as misturas se apresentam como “novas soluções” para serem aplicadas: “As aplicações combinadas de produtos sítio-específico e multissítio estão cada vez mais frequentes e necessárias. Para que o multissítio proporcione controle satisfatório e manejo de resistência, deve-se utilizar doses de, pelo menos, mil gramas de ingrediente ativo por hectare”.

Nesse sentido, a “Tecnologia de Aplicação” fica cada vez mais importante, pois os fungicidas são majoritariamente insolúveis em água e pouco solúveis em solventes orgânicos. Não é diferente para os multissítios, que no preparo da calda exigem os mesmos cuidados e boas práticas. Saber como criar a calda correta e de que forma a aplicação poderia favorecer o produtor são assuntos de extrema importância para o produtor.

Veja quatro dicas para aplicar fungicida:

1 – Utilize fungicidas de sítio específico e multissítios com registro para a cultura e o alvo, atendendo às recomendações de Manejo do FRAC;

2 – Somente prepare a calda momentos antes da aplicação;

3 – Não deixe a calda parada no pulverizador para que não decante e acabe prejudicando sua aplicação, limpeza e o equipamento em si;

4 – Opte por utilizar máquinas pulverizadoras devidamente reguladas que tenham a eficiência que você precisa para agitar essa calda preparada sem que os resíduos decantem.

 

Com informações do portal Agrolink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *