Mato Grosso terá queda de 18,75% na 2ª safra de milho 17/18, diz Imea

O Mato Grosso, maior produtor de grãos do Brasil, deverá colher aproximadamente 25 milhões de toneladas de milho na segunda safra da temporada 2017/18, queda de 18,75 por cento na comparação com o ciclo passado, estimou nesta sexta-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A redução na safra esperada pelo Imea, em sua primeira estimativa para 2017/18, ocorre devido aos preços baixos do cereal em 2017 e problemas na plantio da soja, que impactam diretamente no tamanho da janela da semeadura do milho. Dessa forma, a expectativa é de queda de 10 por cento na área de produção de milho no Estado para 4,25 milhões de hectares em 17/18, explicou o Imea em nota.

O milho segunda safra, plantado após a colheita da soja, responde por quase todo o cereal colhido em Mato Grosso em uma temporada. Quando há atraso na cultura de verão (soja) por falta de chuva, como aconteceu neste ano, a janela de clima ideal para o plantio de inverno (milho) fica prejudicada, e muitos produtores desistem da semeadura.

Com informações do Notícias Agrícolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *