Ações para redução do desperdício de alimento movimentam Dia Mundial da Alimentação

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado na segunda (16) a Embrapa Hortaliças e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) realizaram um evento com o lançamento do livro Sustentabilidade e Horticultura no Brasil: da retórica à prática.

Com vinte autores entre pesquisadores da Embrapa e de instituições parceiras, o livro aborda o trabalho da pesquisa agropecuária na busca pela sustentabilidade na horticultura em quinze artigos sobre diversas áreas relacionadas com a produção agrícola – fitopatologia, irrigação, engenharia agrícola, entomologia, melhoramento vegetal, ciências dos solos, ciências dos alimentos, microbiologia, fitotecnia, economia agrícola e sociologia rural –, todos ancorados na questão da sustentabilidade da horticultura.

Para o pesquisador Carlos Lopes, que divide a edição técnica do livro com a pesquisadora Maria Thereza Pedroso, existe “muito palpite sobre a questão da sustentabilidade e pouca informação técnica sobre o assunto, e dessa constatação surgiu a ideia do livro”.

Na ocasião, a pesquisadora Milza Moreira Lana apresenta a campanha desenvolvida no âmbito do projeto Hortaliça não é só salada, para estimular o consumo de hortaliças e orientar os consumidores sobre as pequenas atitudes cotidianas que reduzem o desperdício de hortaliças. “Mais do que detalhar o contexto ambiental e socioeconômico por trás do desperdício, o propósito é mostrar como o incentivo ao consumo está atrelado ao melhor aproveitamento da hortaliça nas receitas do dia a dia”, explica a pesquisadora. Dez textos serão veiculados entre 16 de outubro e 30 de novembro.

Com informações da Embrapa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *