Programa Abinee recebe pilhas

O Programa ABINEE Recebe Pilhas é uma iniciativa conjunta de fabricantes e importadores de pilhas e baterias portáteis, voltada para a coleta e destinação final de pilhas e baterias de consumidores domésticos.

Tendo em vista a preservação ambiental, a Resolução CONAMA 401/2008 estabeleceu os limites máximos de metais que podem ser utilizados na composição das pilhas e baterias portáteis comercializadas no território nacional e também, recomenda que todas as pilhas e baterias portáteis sejam descartadas em locais adequados, prevenindo possíveis impactos negativos e estimulando a recuperação de recursos naturais por meio da reciclagem destes resíduos.

De modo a atender a legislação vigente, e proporcionar uma solução adequada ao descarte de pilhas e baterias portáteis, os fabricantes e importadores de pilhas e baterias portáteis criaram em 2010 um sistema para coletar e reciclar as pilhas descartadas pelo consumidor.

O sucesso do Programa depende da adesão dos consumidores, por meio da participação ativa neste sistema ao entregar suas pilhas e baterias portáteis nos estabelecimentos onde adquiriram o produto, ou nos pontos de entrega cadastrados no site do Programa.

Parceiros cadastrados como pontos de coleta do Programa, podem solicitar a retirada do material coletado, desde que tenham no mínimo 30 kg e no máximo 250 kg, de pilhas e baterias devidamente armazenadas. Para quantidades acima de 100 kg, é necessário que as pilhas estejam armazenadas em bombonas homologadas e com alça.

Para demais iniciativas particulares que queiram utilizar o Programa para descartar as pilhas e baterias que coleta, a opção proposta pelo comitê gestor é que a empresa/instituição se responsabilize pelos custos do frete até nosso centro de consolidação; a partir daí o Programa arcará com os custos de triagem, transporte secundário e reciclagem destas pilhas.

Abaixo seguem as marcas das empresas, fabricantes e importadoras de pilhas e baterias, que participam do Programa ABINEE Recebe Pilhas.

Informações da ABINEE. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *