Pipa subaquática voará pelas marés para produzir energia

Assim como uma raia manta parece voar pela água, é possível aproveitar as correntes submarinas para empinar uma pipa subaquática.

A ideia é aproveitar a força que esse “vento marítimo” impõe sobre a pipa para gerar eletricidade.

“É uma pipa, e ela é ancorada ao fundo do mar. Em uma maré, temos uma força de elevação: a pressão da água. A asa faz a pipa voar para a frente; ela realmente acelera, então faz girar a turbina. E quando a turbina gira, você produz eletricidade,” explicou Heije Westberg, líder de um projeto europeu que está tentando viabilizar mais este conceito de produção de energia limpa.

A equipe já selecionou os materiais que acredita serem resistentes o suficiente e fez simulações computadorizadas para encontrar o melhor design para a pipa submersa.

“A velocidade de fluxo [das marés] difere conforme você olha através das diferentes profundidades na coluna de água. E podemos capturar isso; a pipa tem a flexibilidade para que possamos alterar alguns parâmetros e dizer-lhe para voar a uma altura diferente, dependendo de onde está a melhor velocidade de fluxo da maré,” acrescentou Neil Laughlin, membro da equipe.

Com informações da ABINEE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *