Pesquisadores da Embrapa participam de eventos ligados ao setor de biocombustíveis em São Paulo e Campinas

O NovaCana Ethanol Conference 2017, evento internacional que discute o futuro do mercado de etanol e açúcar no Brasil, será realizado em São Paulo de 25 a 26 de setembro, e terá a participação da Embrapa, por meio de sua Unidade de Pesquisa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP). Esta será a 2ª edição do evento com expectativa de participação de representantes do governo, usinas, investidores, traders e comunidade científica.

O 2º Painel, que tem como tema Calculadora do RenovaBio, contará com a participação da pesquisadora da Embrapa Marília Folegatti-Matsuura, que apresentará o funcionamento da RenovaCalc – a ferramenta de cálculo de emissões do RenovaBio – programa do Governo Federal lançado em dezembro de 2016 para incentivo à produção sustentável de biocombustíveis no Brasil. Também participarão da apresentação os pesquisadores Joaquim Seabra (Faculdade de Engenharia Mecânica/Unicamp) e Mateus Chagas (Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol – CTBE).

Serão abordados o método e as principais premissas que embasam a calculadora, assim como os seus parâmetros de entrada e resultados. A contabilidade da intensidade de carbono do biocombustível envolve todo o ciclo de vida do produto, do “berço ao túmulo”.

Com informações da Embrapa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *