Saneamento básico e irrigação integram vitrine de tecnologias do IV Encontro DNA

Instalados em junho e julho como modelos de tecnologias sustentáveis, de baixo custo, fácil aplicação e replicabilidade, a fossa séptica biodigestora, jardim filtrante e o irrigador solar compõem a vitrine de exposição do IV Encontro de DNA – Desenvolvendo Nosso Negócio, que ocorre de 13 a 15, em Jaú (SP).

O evento é realizado na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú “Hélio de Moraes” (UPD) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), onde as tecnologias sociais da Embrapa Instrumentação (São Carlos SP) foram instaladas como parte do plano de readequação do encontro.

Antes, o evento era realizado na Cooperativa Agrícola da Zona do Jahu e passa, a partir desta quarta edição, a ser na fazenda experimental da UPD.

A demonstração em campo do irrigador solar será realizada pelo pesquisador responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Washington Luis de Barro Melo no primeiro dia do evento, às 10 horas. Já a fossa séptica biodigestora e o jardim filtrante, destinados ao saneamento básico rural serão apresentados pelo analista Carlos Renato Marmo no segundo dia, no mesmo horário.

De acordo com a chefe da seção técnica da UPD, Gabriela Aferri, o modelo de tecnologia para saneamento tem a função de remodelar o sistema de esgoto da fazenda experimental, além de servir de exemplo para outras propriedades rurais da região.

“Além de modernizar o sistema de esgoto, a instalação dos novos modelos deverá tornar a UPD uma vitrine tecnológica, com transferência de conhecimento aos visitantes, estudantes e produtores da região”, diz.

Informações da Embrapa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *