Novo sistema agiliza análise do Cadastro Ambiental Rural

O sistema, desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná e Simepar, foi apresentado no começo do mes de setembro, na solenidade em que o governador Beto Richa lançou novas ações de sustentabilidade ambiental no Estado. “As ações e avanços conquistados diariamente pelo Paraná são revestidos de muita qualidade”, afirmou o governador.

Integração – Ele destacou a integração entre as secretarias de estado e entidades representativas de classe na efetivação dos projetos de proteção ambiental. “O trabalho integrado tem sido o grande responsável pelo alcance dos nossos objetivos. Hoje quase 100% da área passível de cadastramento já está efetivada e isso mostra a preocupação do Estado do Paraná na proteção de nossos recursos”, disse.

Funcionamento – Segundo o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, o GeoSicar Paraná complementará as ferramentas do sistema Sicar fornecido pelo Governo Federal, que auxilia no planejamento ambiental e monitoramento da vegetação nativa, previsto pelo Novo Código Florestal. O novo sistema do Paraná será interligado ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA), utilizados atualmente pelo IAP para licenciamento e monitoramento ambiental. “Ele permite que analisemos se há inconstância de dados em todos os cadastros do Sicar. Também proporciona uma análise específica da propriedade sobre as necessidades de reposição florestal e áreas de manancial”, explicou o presidente do IAP.

Com informações do Portal do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *