Sistema Oportunidades mapeia 326 editais da agricultura familiar

Foram 63 editais na região Sudeste, 47 na Sul, 11 na Nordeste e 2 na Norte. O Centro-Oeste teve a maior quantitativo de registros, 203 oportunidades, sendo 188 somente no Mato Grosso do Sul.

Adriana Rossato, coordenadora de Alimentação Escolar do Estado, explica que o elevado número de chamadas públicas se deve ao fato de o governo adotar a descentralização das aquisições da agricultura familiar. No Mato Grosso do Sul, cada escola estadual lança individualmente seus editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e adquirem alimentos localmente.

Segundo a coordenadora, o próprio agricultor familiar prefere comercializar neste modelo de compras públicas, que tem sido bem aceito. “Ele faz o contato direto com o diretor da escola, facilitando a comunicação”, pondera Adriana. Tal comunicação, em nível nacional, também é auxiliada por uma estratégia que funciona acoplada ao Sistema Oportunidades da Sead: o WhatsApp Oportunidades.

Via celular, o novo serviço dissemina as chamadas públicas abertas em todo o Brasil, bem como outros conteúdos úteis, aos usuários cadastrados, funcionando também como instrumento para recebimento de tais editais.

Com informações do Portal do Agronegócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *