Fundação Lemann lança programa de empreendedorismo em educação

Em uma aliança inédita, a Fundação Lemann e Universidade Columbia, em parceria com a Artemisia, lançaram o “Desafio Start-Ed: Tecnologias para Transformar a Aprendizagem”. As organizações compartilham a visão de que todos os estudantes do país têm direito a uma educação pública de qualidade e que soluções tecnológicas inovadoras, escaláveis e sustentáveis podem contribuir para este objetivo.

Por isso, o Desafio Start-Ed irá identificar, selecionar e apoiar empreendedores em educação, assim como o Start-Ed Lab, iniciativa da Fundação Lemann, com edições anuais entre 2013 e 2016. O diferencial do Desafio Start-Ed é que os 12 empreendedores selecionados serão preparados para desenvolver produtos e serviços capazes de solucionar desafios específicos associados a três temas relevantes para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): defasagem escolar, inclusão de alunos com deficiências e participação ativa de pais e responsáveis no processo de aprendizagem de alunos.

“A BNCC ajudará a garantir que todos os alunos brasileiros tenham os mesmos direitos à aprendizagem, mas sabemos que educadores, gestores escolares, pais e responsáveis enfrentarão alguns desafios para trazê-la para dentro da escola”, explica Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann. “O Desafio Start-Ed é fruto de mais uma parceria que firmamos com o objetivo de ajudá-los no processo de implementação”, completa.

“A união de expertises e experiências das organizações certamente fará deste programa algo histórico para a educação no nosso país”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Ao lado de estudantes de diferentes cursos da Universidade Columbia, os empreendedores brasileiros participarão de um processo intensivo de ideação e desenvolvimento — que inclui uma semana de atividades em Columbia, em Nova York (EUA) — e acompanhamento durante os oito meses de Desafio. As melhores soluções receberão um prêmio em dinheiro ao término do programa.

Com informações do IdgNow.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *