Saiba qual é o melhor solo para plantação de açaí

O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma planta nativa da Amazônia brasileira, sendo o Pará seu principal centro de dispersão natural. As maiores concentrações da fruteira ocorrem em solos de várzeas e igapós e em áreas vizinhas de terra firme, compondo ecossistemas de floresta ou em forma de maciços conhecidos como açaizais. Para seu cultivo é fundamental a escolha de uma área adequada, pois a plantação deverá permanecer no campo, geralmente, mais de cinco anos.

O terreno precisa ser plano a levemente inclinado, pois favorece a conservação do solo, facilita a marcação das linhas de plantio, os tratos culturais e a colheita, além de facilitar o trânsito seguro de tratores e máquinas entre as linhas de plantio. Solos de textura média são os mais indicados e, no caso de ser de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, é recomendável a utilização de áreas já exploradas com plantios sucessivos, enquanto em pastagens degradadas ou em capoeiras finas (macegas) os custos são menores.

Quando ácidos e pobres em nutrientes, os solos necessitam de calagem e adubação. Aplique o calcário para elevar a saturação por bases a 60%, distribuindo-o uniformemente sobre a superfície do terreno e incorporado com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas.

Com informações da Revista Globo Rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *