Descarga de soja e farelo por ferrovia no Porto de Paranaguá quase dobra

A descarga de soja e farelo de soja por ferrovia aumentou 182% no corredor de exportação do Porto de Paranaguá (PR) de janeiro a agosto ante igual período de 2016, segundo nota divulgada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Foram descarregadas 206,6 mil toneladas de grãos por trem no acumulado do ano, ante 73,3 mil t no ano passado.

Apenas em julho chegaram ao corredor de exportação 1,76 mil vagões com 55 t cada um, o que totaliza 96,8 mil t, alta de 6.940% ante julho de 2016, de acordo com a APPA. O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu, entre janeiro e julho deste ano, 24.334 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ferrovia.

Segundo o diretor-presidente da APPA, Luiz Henrique Dividino, o aumento se deve a uma nova dinâmica na programação de descarga no corredor de exportação e no TCP, que passou a dar prioridade à ferrovia. “Investimentos que totalizam mais de R$ 600 milhões e incluem a compra de equipamentos como os novos tombadores de caminhões nos permitiram mudar a dinâmica de recebimento de cargas pelo modal ferroviário, apostando cada vez mais na intermodalidade”, afirmou Dividino na nota.

Com informações do Portal do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *